No país vizinho de Espanha na década de 30 do século XX, produziu-se uma violentíssima e cruenta perseguição religiosa: 13 bispos, 4184 sacerdotes, 2365 frades e monjes, 283 irmãs, e milhares de leigos foram assassinados "in odium fidei", a esmagadora maioria no decorrer da Guerra Civil Espanhola. A tragédia, apesar de toda a dor, constítui uma das páginas mais gloriosas da Santa Igreja Católica com o martírio de uma multidão de santos e santas que por amor a Deus e à sua Igreja deram a suas vidas, e dos quais sou afinal, irmão na Fé pela graça do Baptismo. Este espaço é a todos eles e elas dedicado! Que a intercessão destes santos e beatos junto de Nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a ser um cristão coerente e verdadeiro neste nosso século XXI!

Não é minha pretensão com este blog julgar os assassinos ou seus herdeiros ideológicos. Ao Senhor pertence o julgamento. Eu, que apenas ambiciono ser um simples seguidor de Cristo na sua Igreja, cabe-me perdoar, tal como o fizeram aos seus carrascos estes mártires espanhois que aqui vão ser apresentados. Faço minhas as palavras do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuân - que passou 12 anos em prisões comunistas - quando dizia "não me sentiria cristão se não perdoasse".

Nesta nossa sociedade de 2012, de indiferentismo religioso, hiper-consumista, hedonista e abandono de valores cristãos, foi Graças à "descoberta" das histórias individuais de todos estes mártires, à sua imolação, ao seu holocausto; que dei por mim num caminho de conversão. Re-encontrei-me com Jesus Cristo e com a Santa Igreja Católica.

"Por causa do Meu nome, sereis odiados em todas as nações" (Mc 13,13).

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pe. Justo Lozoyo Lopez e sua mãe D. Francisca Lopez Moreno

Fotografia do sacerdote-mártir Justo Lozoyo López


O Pe. Justo López (à direita) com sua mãe - também mártir - e seu pai, que sobreviveu à Guerra Civil.

Antiga lápide cemiterial da sepultura do jovem sacerdote e de sua mãe, D. Francisca López.


Jovens sacerdotes da diocese de Toledo seguram a pequena urna com as reliquias do mártir Pe. Justo López e sua mãe após a exumação em Maio de 2011.



Sepulcro actual do mártir Pe. justo López e sua mãe, na igreja paroquial de Valdelacasa de Tajo (Cáceres, diocese de Toledo, Espanha) cuja imunação realizou-se no passado dia 02.07.2011.



O padre Justo Lozoyo López, sacerdote da diocese de Toledo (Espanha), sofreu o martírio na companhia de sua mãe, D. Francisca López Moreno no dia 25 de agosto de 1936.



Sua mãe, D. Francisca tinha contraído matrimónio em 01 de agosto de 1901 com Timoteo Lozoyo García em Valdelacasa de Tajo. Tinham só um único filho, Justo López, que nasceu a 06 de agosto de 1902.


Justo recebeu a ordenação sacerdotal a 16 de junho de 1927. Quando começou a Guerra Civil, encontrava-se a exercer o seu ministério sacerdotal como ecónomo de Carrascalejo (Cáceres). Aos domingos celebrava Missa na aldeia vizinha de Navatrasierra. Nos últimos dias do mês de julho de 1936, corria gravíssimo perigo de morte, e procurou refúgio na companhia de seus pais, na sua terra natal. Ali permaneceu até ao dia 25 de agosto. Nesse mesmo dia, instalou-se na aldeia a coluna anarquista "Fantasma", que vinha aterrorizando e assassinado várias dezenas de pessoas na comarca. Procuram pelo pároco local (que não encontraram) mas foram informados de que encontrava na aldeia um outro sacerdote, filho da terra. Prendem-no, e quando este afirma a sua condição de sacerdote, imeditamente o sentenciam à morte in situ, ali no mesmo local.


Sua mãe, que não se encontrava em casa, informada acerca da detenção do seu filho, imediatamente o procura, e quando o vê encostado à parede para ser executado por um pelotão de fuzilamento, corre a abraçá-lo aos gritos de misericórdia ao capitão. Este ainda tenta separá-la do filho, mas não consegue. Então dá ordem de "Fogo" ao seu pelotão. Com um grito de "Viva Cristo-Rei!", caiem no chão os dois, ensopados em sangue, e abraçados um ao outro.


Que a imolação destes cristãos nos fortaleça na Fé em Jesus Cristo!


Stat Crux Dum Volvitur Orbis!


Imagens da exumação dos corpos dos Servos de Deus, Pe. Justo Lozoyo López e D. Francisca López, a 16 de maio de 2011:





Imagens da Missa de imunação dos Servos de Deus, para a igreja paroquial de Valdelacasa de Tajo, a 02 de julho de 2011:




Sem comentários:

Enviar um comentário