No país vizinho de Espanha na década de 30 do século XX, produziu-se uma violentíssima e cruenta perseguição religiosa: 13 bispos, 4184 sacerdotes, 2365 frades e monjes, 283 irmãs, e milhares de leigos foram assassinados "in odium fidei", a esmagadora maioria no decorrer da Guerra Civil Espanhola. A tragédia, apesar de toda a dor, constítui uma das páginas mais gloriosas da Santa Igreja Católica com o martírio de uma multidão de santos e santas que por amor a Deus e à sua Igreja deram a suas vidas, e dos quais sou afinal, irmão na Fé pela graça do Baptismo. Este espaço é a todos eles e elas dedicado! Que a intercessão destes santos e beatos junto de Nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a ser um cristão coerente e verdadeiro neste nosso século XXI!

Não é minha pretensão com este blog julgar os assassinos ou seus herdeiros ideológicos. Ao Senhor pertence o julgamento. Eu, que apenas ambiciono ser um simples seguidor de Cristo na sua Igreja, cabe-me perdoar, tal como o fizeram aos seus carrascos estes mártires espanhois que aqui vão ser apresentados. Faço minhas as palavras do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuân - que passou 12 anos em prisões comunistas - quando dizia "não me sentiria cristão se não perdoasse".

Nesta nossa sociedade de 2012, de indiferentismo religioso, hiper-consumista, hedonista e abandono de valores cristãos, foi Graças à "descoberta" das histórias individuais de todos estes mártires, à sua imolação, ao seu holocausto; que dei por mim num caminho de conversão. Re-encontrei-me com Jesus Cristo e com a Santa Igreja Católica.

"Por causa do Meu nome, sereis odiados em todas as nações" (Mc 13,13).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pe. César Eusebio Martín - padre da diocese de Toledo

Natural de Navalcán, recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de junho de 1930. Quando rebentou a guerra civil, exercia o seu ministério como capelão das monjas Tercidiárias Carmelitas do Hospital de Oropesa (presentemente esta congregação tem o nome de Carmelitas Missionárias, fundadas pelo padre Palau, e continuam a trabalhar em Oropesa).

Sua mãe declarou que o seu filho passava aqueles dias, antes de ser martirizado, a rezar e a ler livros sobre mártires. Quando foi detido, foi conduzido ao Comité local dos comunistas. Após um interrogatório humilhante para apurar se era sacerdote ou não, e perante a sua afirmativa, o condenaram imediatamente à morte. Ao sair, um grupo de gente o quis linchar na praça. fazem-no subior a bordo de um automovel, acompanhado de um piquete de milicianos, na direcção de Calzada de Oropesa. Poucos quilometros depois, o fizeram descer do veículo e caminhar, quando ele, sereno, lhes diz: "Sei o que me vão fazer. Que Deus vos perdoe como eu vos perdoo". Um pouco antes, e segundo confessaram os mesmos assassinos, o tinham instado a gritar: "Viva o Comunismo!", ao que ele sempre respondia "Viva Cristo Rei!" Foi no dia 27 de julho de 1936.


As reliquias sagradas do jovem sacerdote e Servo de Deus, Pe. César Eusebio Martín, mártir da Fé, encontram-se sepultadas junto ao altar maior da igreja paroquial de Navalcán.


Pe. César Eusebio Martín, tu que deste a vida por Jesus Cristo e pela Igreja, ora por mim!



Sem comentários:

Enviar um comentário